Para que serve a calprotectina fecal?

A calprotectina fecal é uma proteína presente nas fezes e serve como um marcador de inflamação intestinal. Este é um exame de fezes particularmente útil no diagnóstico e monitoramento de Doenças Inflamatórias Intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Além disso, com esse exame, é possível diferenciar as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII’s) de outras condições gastrointestinais menos graves, como a Síndrome do Intestino Irritável (SII).

No processo diagnóstico é feito um teste para mensurar a quantificação da calprotectina fecal. O resultado da quantificação auxilia nossos especialistas em Doenças Inflamatórias Intestinais a determinar a gravidade da condição, orientar o tratamento e monitorar a resposta à terapia.

Sendo assim, os níveis elevados de calprotectina fecal sugerem uma maior atividade inflamatória no intestino, enquanto níveis normais indicam menor inflamação intestinal. Muitas vezes, níveis elevados da proteína podem prever crises da doença.
Atualmente, a calprotectina fecal é considerada um dos melhores exames para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. A redução nos níveis desse marcador geralmente está associada ao sucesso no tratamento da doença.

Como o exame de calprotectina fecal pode ajudar no controle das DII’s?

  • Monitoramento das Doenças Inflamatórias Intestinais: algumas doenças, como a Retocolite Ulcerativa, possuem períodos de inflamação aguda intercalados com períodos de remissão. Assim, a medição regular da calprotectina fecal pode ajudar a monitorar o nível de inflamação intestinal, permitindo uma detecção precoce de possíveis crises.
  • Identificação de recorrência: o monitoramento regular dos níveis de calprotectina pode ajudar a identificar uma possível recorrência da doença antes que os sintomas se tornem evidentes. Isso permite intervenções precoces e eficazes no controle da inflamação.
  • Referência para ajuste de tratamento: uma inflamação intestinal crescente pode ser indicada pelo aumento nos níveis de calprotectina fecal. Esse aumento pode indicar a necessidade de intensificação do tratamento para prevenir uma crise iminente. Isso pode acontecer mesmo em pacientes sem sinais clínicos de atividade da doença.
  • Redução de exames invasivos: exames invasivos, como a colonoscopia, podem ser postergados quando a calprotectina fecal é usada como marcador de atividade inflamatória.

O que preciso saber antes de fazer o exame de calprotectina?

Esse exame não demanda de um preparo específico para ser realizado. Entretanto, é importante ressaltar a necessidade de lavar as mãos após fazer a coleta do material.

Além disso, é preciso manter a amostra refrigerada até ser entregue ao laboratório, geralmente dentro de 24 horas após a coleta. Após esse período é necessário coletar uma nova amostra.

Ainda, esse exame está coberto pelo hall da ANS. Isso torna possível a realização da calprotectina fecal pelo seu plano de saúde, basta verificar o tipo de cobertura do plano.

Monitoramento das Doenças Inflamatórias Intestinais é no Instituto Medicina em Foco

O exame de calprotectina fecal é uma ferramenta valiosa no diagnóstico e monitoramento de Doenças Inflamatórias Intestinais. Ele oferece uma maneira não invasiva e eficaz de avaliar a inflamação intestinal, ajudando a guiar o tratamento e melhorar a sua qualidade de vida.

Portanto, se você tem sintomas como: diarreia persistente e sem explicação, sangue nas fezes, dor abdominal crônica e perda de peso inexplicada, busque atendimento médico.

A equipe de especialistas do NuDii (Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais) do Instituto Medicina em Foco está preparada para acolher você, sanar suas dúvidas e devolver sua qualidade de vida.

Com o monitoramento das Doenças Inflamatórias Intestinais você pode controlar os sintomas da Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Retome o controle do seu intestino!

Conheça o NuDii e faça seu intestino sorrir! =)

Entre em contato hoje mesmo e dê o primeiro passo para uma vida sem dor!

Aviso:

As informações fornecidas neste texto são apenas para fins informativos e educacionais e não substituem a consulta médica. Sempre procure orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.