Cápsula Endoscópica: conheça o exame e saiba como é feito

A Cápsula Endoscópica é um exame minimamente invasivo que permite a visualização detalhada do trato gastrointestinal, principalmente do intestino delgado. Durante o procedimento, o paciente ingere uma cápsula pequena equipada com uma câmera, que captura imagens ao longo de sua passagem pelo sistema digestivo.

Essas imagens são transmitidas por um sistema sem fio para um dispositivo de gravação que o paciente carrega em um cinto, permitindo ao médico gastroenterologista examinar o intestino delgado, uma área de difícil acesso com métodos endoscópicos tradicionais. Tanto a endoscopia quanto a colonoscopia não permitem a visualização detalhada e completa dessa região.

O exame de Cápsula Endoscópica é eficaz na detecção de inflamações intestinais, úlceras, estenoses e outras anomalias associadas à Doença de Crohn. Confira detalhes sobre as indicações do procedimento a seguir.

Quando a Cápsula Endoscópica é indicada?

Atualmente, a Cápsula Endoscópica tem indicações restritas, principalmente devido à sua incapacidade de realizar biópsias ou tratamentos locais, como terapia em hemorragias ou remoção de pólipos. É geralmente indicada para pacientes com diagnósticos difíceis, como anemia de causa desconhecida, suspeita de sangramento de intestino delgado, suspeita de doença de Crohn ou de tumores no intestino delgado, ou quando outros exames de imagem não identificaram anomalias.

Diagnóstico de Doença de Crohn: é eficaz na detecção de inflamações, úlceras, estenoses e outras anomalias que podem ocorrer ao longo do intestino delgado.

Anemia ou sangramento de origem desconhecida (sangue nas fezes/fezes escuras): quando outros exames de imagem não detectam a causa, o exame de Cápsula Endoscópica pode ajudar a identificar a origem do sangramento, lesões/úlceras ou outras anomalias que podem estar contribuindo para a anemia e/ou para a alteração das fezes.

Suspeita de tumores ou lesões: a cápsula pode detectar tumores ou lesões pequenas que não são visíveis em exames tradicionais.

Qual o procedimento para realizar o exame de Cápsula Endoscópica?

Preparo: o paciente deve permanecer em jejum por um período de 8 a 12 horas antes do exame. Isso significa não comer nem beber durante esse período, exceto água até 2 horas antes do exame. O tempo exato do jejum será indicado por um de nossos especialistas após avaliação em consulta, seguindo necessidades individuais do paciente.

No período em jejum, algumas medicações podem ser mantidas com pequenos goles de água, mas é importante discutir com o médico quais medicamentos devem ser tomados ou evitados no dia do exame. Além disso, em alguns casos, o médico pode prescrever um laxante ou um regime de preparo intestinal para garantir que o intestino esteja limpo.

Ingestão da cápsula: a Cápsula Endoscópica deve ser engolida com água. Ela possui uma câmera, uma fonte de luz e uma bateria que dura entre 8 a 12 horas. Conforme a cápsula se desloca pelo trato gastrointestinal, ela captura milhares de imagens, que são transmitidas por um sistema sem fio para um gravador externo preso ao corpo do paciente.

Análise: O exame tem duração de 8 horas. Após a conclusão do exame, as imagens são transferidas para um computador e analisadas por um especialista para identificar possíveis anomalias.

Retirada da Cápsula Endoscópica: após capturar as imagens, a cápsula continua seu trajeto pelo trato gastrointestinal. Ela é descartável e, ao terminar sua jornada, é eliminada naturalmente pelo corpo nas fezes. Isso geralmente ocorre dentro de 24 a 48 horas após a ingestão, embora o tempo possa variar de pessoa para pessoa.

Cuide do seu trato gastrointestinal aqui no NuDii, no Instituto Medicina em Foco

Aqui no NuDii (Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais) do Instituto Medicina em Foco, temos uma equipe multidisciplinar especializada, que conta com a expertise de gastroenterologistas e proctologistas, para oferecer um acompanhamento completo e personalizado.

Entre em contato conosco para agendar sua consulta e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o exame de Cápsula Endoscópica e como ele ajuda no diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

Conheça o NuDii e faça seu intestino sorrir! =)

Não deixe que as DII limitem sua vida! Com o diagnóstico e tratamento adequados, você pode recuperar sua saúde digestiva e viver cada dia ao máximo.

Aviso:

Os dados fornecidos neste texto são para fins informativos e educacionais e não substituem a consulta médica. Sempre busque orientação médica para um diagnóstico e tratamento adequados.

 

Referências:

  1. Wireless video capsule endoscopy. Uptodate. 18 de abril de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/wireless-video-capsule-endoscopy?earch=endoscopic+capsule&source=search_result&selectedTitle=2%7E150&usage_type=default&display_rank=2. Acesso em: 28 de julho de 2024.
  2. Evaluation of suspected small bowel bleeding (formerly obscure gastrointestinal bleeding). Uptodate. 24 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/evaluation-of-suspected-small-bowel-bleeding-formerly-obscure-gastrointestinal-bleeding?search=capsule+endoscopy&source=search_result&selectedTitle=2%7E68&usage_type=default&display_rank=2. Acesso em: 28 de julho de 2024.
  3. Endoscopic diagnosis of inflammatory bowel disease in adults. Uptodate. 27 de março de 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/endoscopic-diagnosis-of-inflammatory-bowel-disease-in-adults?search=capsule+endoscopy&source=search_result&selectedTitle=6%7E68&usage_type=default&display_rank=6. Acesso em: 29 de julho de 2024.